Tuesday, November 14, 2006

Bolseiros ou assalariados?

Acho que é a primeira vez que critico a opiniao de alguém neste blog. Nao costuma ser meu hábito faze-lo, muito menos na internet. Mas...este post acertou-me em cheio e não consigo deixar de expressar a minha opinião em relação a ele. O que me deixou mais irritada foi esta parte:
"Porque, e falo por mim, não vejo um bolseiro como um assalariado. Ou será que a designação “bolseiro” esconde outro tipo de função? Em que ficamos? São assalariados da instituição A ou B? Ou são académicos com qualificações para desenvolver investigação numa área científica específica durante determinado período de tempo? É que um assalariado está obrigado a hierarquia, disciplina, horário e outras obrigações, tendo como contrapartida anual doze salários e dois subsídios. E um “bolseiro”, em princípio, é alguém que desenvolve uma investigação, ou um trabalho, durante um lapso de tempo pré-determinado. Andará o Estado a tratar como “bolseiros” profissionais que são, de facto, funcionários públicos ou equiparados? "

Nós nao somos assalariados? Então somos o quê, pergunto eu? Adultos, muitas vezes com 30 e 40 anos, que acham piada a nao serem assalariados até essa idade? Provavelmente esta nossa escolha advém do facto de sermos todos uns grandes preguiçosos e por isso ficarmos muito felizes por receber uma bolsa que nos permita ganhar algum dinheirinho sem precisar de respeitar "hierarquia, disciplina, horário e outras obrigações". Claro que chegar aos 30 ou 40 anos e nao ter direito a subsidio de desemprego, licença de maternidade, baixa médica ou descontar para a segurança social no equivalente ao ordenado minimo são tudo pormenores para estes 8 mil preguiçosos.

E porque será que somos tantos?....será porque ser investigador bolseiro é uma profissão banalissima, à qual aderiram pessoas banalissimas como James Watson que em nada contribuiram para o avanço da humanidade? ou será porque na maior parte das vezes a equação investigador=bolseiro aplica-se em Portugal?

O senhor que escreveu este post deveria passar um dia num laboratório com todos os bolseiros que lá se encontrarem (provavelmente a maior parte do pessoal) e trabalhar com eles o dia todo (sim, porque apesar de nao estarmos obrigados a horário, nós trabalhamos todo o dia e muitas vezes noite) para verificar a veracidade das suas afirmações.

3 Comments:

Blogger Grow2Harvest said...

Onde é que ele mora?????

7:44 AM  
Blogger Carolina said...

Blennius, arranja-se já ai uns «senhores» para irem esclarecer as ideas a estes rapazes....

12:57 PM  
Blogger Grow2Harvest said...

a equipa de futebol de salão da Cova da Moura é uma óptima candidadata a essa tarefa...

Obrigado à minha ex-mulher-para-ser, por me ter proporcionado estes conhecimentos.

2:22 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home