Thursday, April 12, 2007

"Não quero aqui ninguém. Quero ficar sozinho a medir isto, a minha doença, a minha mortalidade, o meu espanto."
Assim começa a crónica do António Lobo Antunes sobre a sua luta contra o cancro.
Um dia encontrei-o numa livraria em Cascais. Minto: não o encontrei. Estava eu a comprar um dos seus livros e enquanto ele passa por mim com um chapéu e eu não o reconheço, o simpático dono da livraria diz-me: "Quer o livro autografado? Vá lá abaixo e peça-lhe".
Eu não hesitei. Desci as escadas e dirigi-me a ele para pedir o autógrafo:
- "Boa tarde"
-"Já disse a eles lá em cima para não me fazerem isto"
(Hmmm...resposta assustadora...será melhor fugir ou continuar a tentativa? Bem...já que comecei, continuo...)
- "Podia autografar o livro, sff?"
(.....sem resposta....)
Continuo:
- "Vá lá. é para a minha mãe."
(pega no livro)
- "Como é que se chama a sua mãe?"
E assim foi. Lá deu o autógrafo. Não foi muito simpático, não. Mas senti um bom coração e alguém muito genuíno no meio da relativa antipatia. Parecia querer dizer: Não quero aqui ninguém. Quero ficar aqui sozinho neste meu mundo dos livros. "Livros, claro, foi para isso que me mandaram para o meio de vós.", diz ele nesta mesma crónica.

Gosto das suas crónicas e do A.L.A. que julgo ele ser. Espero que ultrapasse a doença. Ou que a doença o deixe ultrapassá-la. Ainda tem muito para escrever, porque como ele não há mais nenhum.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

O ALA não é má pessoa nem mau coração. Só prefere a companhia de livros e de crianças...

mi madre dixit. cresceram juntos.

12:15 PM  
Anonymous Anonymous said...

e tem razão...
as pessoas se são más, magoam-nos.
os livros se são maus fecham-se.

livros são as minhas noites quando estou farto de pessoas...

12:18 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home