Saturday, November 03, 2007

Londres 1

Ontem foi a loucura dos museus: National Gallery e Tate Modern, depois de na quinta-feira ter estado no British Museum. So na National Gallery passei 5 horas. A colecçao explora todos os períodos da pintura, desde os século XV até ao pós-expressionismo - inicio do século XX. Entre os meus preferidos ficou esta pintura de Turner, que - pelo menos os ingleses - dizem ser o precursor do impressionismo. E, claro, como sempre, adorei tudo o que é impressionismo e pós-impressionismo.



Depois, segui para o Tate Modern para continuar a saga da pintura. Confesso que nao adorei o museu: houve so umas 3 ou 4 salas que gostei. O surrealismo ainda me consegue agradar em algumas coisas, mas o minimalismo, a pop-art e o cubismo sao coisas que nao me agradam particularmente...talvez porque nao consigo compreender... Achei que faz falta uma sala sobre o expressionismo do Blue Rider (so ha uma pintura do Kandinsky).

O que me surpreendeu mesmo foi a pintura popular de Kinshasa, em que Cheri Samba é o pintor mais representado no museu. Aqui fica um exemplo deste estilo, a fazer lembrar um pouco o estilo naive:

Labels:

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

ou nao fosse Kinshasa a capital do lusco fusco!!!!!

Blaue Reiter!!! Blue Rider!!! esses senhores estao la em munique!!!!
e aguardam a tua visita...

11:48 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home