Friday, July 11, 2008

Não sei o que mudou em mim. Já fui católica de ir à missa todos os Domingos. E confesso que sentia uma paz interior de que tenho saudades. Com a ida para fora, esta relação com a igreja desapareceu e a minha relação com o mundo mudou. Deixei de me sentir capaz de julgar os outros; deixei de conseguir não me irritar quando são as outras pessoas a faze-lo. Acho que, acima de tudo, somos todos humanos, com todas as coisas boas e más que isso acarreta. É bom sermos os tais animais racionais que nos fazem diferentes de todos os outros; é mau sermos seres imperfeitos e que por vezes cedem a essa tal imperfeição e à tendência para o disparate. Os nosso erros pagamos nós e aprendemos com eles. Acho que moralismo a mais esconde muitas vezes também muita hipocrisia. Sinto-me bem comigo própria e para mim isso chega. Não vou dar lições de moral aos outros e muito menos condená-los pelo que quer que seja...não me sinto nesse direito.
Tudo isto para dizer que esta coisa de alguns membros da Igreja Católica agirem de uma forma oposta aos valores morais que a Igreja Católica sempre defendeu, vai-me afastando cada vez mais....veremos se haverá volta atrás...

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Da mesma maneira que os membros da Igreja não são perfeitos e têm falhas...
eles não são o exemplo.

o exemplo vem das histórias que aprendemos enquanto crescíamos. os valores estão lá.
não neles...

a Igreja não é um espaço. nem pessoas.
é uma forma de encarar a vida.

8:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

A religião não existe enquanto instituição, existe sim enquanto espiritualidade. Essa paz interior de que falas é prova disso mesmo. Tu, encontras todos os dias um bocadinho de ti. Essa é a tua religião. Parte de ti e vai para os outros. Não há o certo nem o errado, não há o céu nem o inferno. Há pessoas. T.

1:51 AM  
Anonymous Anonymous said...

ana! vou sabendo as novidades pelo nuno (canina).... sei que a hora h esta quase e com complicacoes de ultima hora... essa semana por bali vai saber a pato! apenas para mandar um bjinho grande e mta sorte para dia 22! ate uma proxima!!! bia

3:48 PM  
Blogger Carolina said...

Curioso, também notei essa mudança. Uma paz de espirito e uma maior tolerância para com os outros. E acho que a culpa é da Bélgica. A minha irmã esteve em Inglaterra e voltou com atitudes mais "agressivas" do que antes.

12:09 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home