Monday, October 02, 2006

Pensamentos

“O pensamento é um rio que corre sem parar.” Foi uma das coisas que sempre me fascinou, desde pequena. Lembro-me do dia em que alguém me disse esta frase – acho que a minha mãe – e em que comecei a debruçar sobre o assunto.

Na altura, o meu “debruçar sobre o assunto” era tentar parar de pensar: de vez em quando lembrava-me e lá começava eu a tentar, com todas as minhas forças, parar de pensar. Mas por muito que tivesse tentado, nunca conseguiria…ou melhor, nunca conseguirei atingir esse objectivo.

Hoje, já crescidinha, e consciente de que esse objectivo é impossível de atingir, o assunto é bem diferente. Hoje dei por mim a pensar se haveria alguma maneira de direccionar os meus pensamentos da forma que mais me convém. Gostaria tanto de um dia perceber o que guia os nossos pensamentos. Isto porque às vezes dou por mim perdida a deambular entre pensamentos: o meu cérebro não pára de me bombardear com ideias, perguntas, dúvidas, sentimentos, objectivos, resoluções, coisas que por vezes se contradizem e que me deixam completamente incapaz de lidar com todas elas. Que forças estranhas guiam o nosso pensamento? Sinto-me por vezes um mero objecto nas mãos do meu cérebro em constante movimento.

E se um dia pudéssemos seguir um guia para os nossos pensamentos? Passaríamos a ser mais donos de nós próprios? Mas, por outro lado...teria a vida a mesma cor?

1 Comments:

Blogger Alexei said...

You have me worried now... What is the thing controlling this thought process of mine? If I find it I will have to ask it politely to leave me to my *own* thoughts... :-)

6:11 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home