Friday, October 12, 2007

O Nobel da Paz


O prémio Nobel da Paz foi hoje atribuido a Al Gore e ao Painel Intergovernamental para as Alteraçoes Climaticas (IPCC). O Nobel foi entregue, nao a uma pessoa, mas a uma causa. No entanto, se a entrega do prémio ao IPCC é aceite por todos, o mesmo nao se pode dizer em relaçao ao outro laureado.
Ouço e leio muita gente dizer que o Al Gore nao merece este prémio. E nao concordo....
Se merece mais ou menos que outros candidatos, nao sei dizer. O que sei é que se tanta gente pensa hoje antecipadamente no impacto ambiental que causara determinada acçao, se ha tantas empresas a fazer da protecçao do ambiente uma bandeira e se tantas coisas mudaram tao depressa nestes ultimos anos, foi muito pelo que o Al Gore pregou. Foi pelo que ele falou, pelo que viajou a espalhar a sua mensagem e pelo documentario que tao bem realizou e que abriu os olhos a muita gente.
Ouço dizer que ele so se esforçou por esta causa nestes ultimos anos. Mas...ja em 1993, Al Gore tinha escrito um livro bestseller chamado "Earth in Balance: Ecology and the human spirit". Também ja na sua campanha presidencial de 2000, Al Gore contemplava inumeras medidas de protecçao ambiental. Se na altura ele nao teve o impacto que deveria ter tido, foi simplesmente porque os outros nao estavam preparados para o ouvir. Al Gore viu antecipadamente o que a maioria nao viu.
Por tudo isto acho que sem ele muitas das medidas que foram tomadas nao o teriam sido e, se dependesse dele, nao teriamos chegado ao ponto de petroleo-dependencia a que chegamos.
E, porque "he is probably the single individual who has done most to create greater worldwide understanding of the measures that need to be adopted." (Press Release do Comité Nobel), sou 100% apologista desta escolha.

Labels:

3 Comments:

Blogger Nuno Lebreiro said...

É verdade. O que eu não me deixo de perguntar é o quão diferente seria o panorama mundial se este senhor não tivesse sido roubado da presidência dos EUA em 2000. Roubado à séria porque é hoje bem evidente que houve uma fraude na Flórida. Não só nas medidas ambientais, os EUA são o pior exemplo de sustentabilidade ambiental, como coisitas insignificantes como a guerra no Iraque (que mais do que os 4000 americanos, já matou 200 000 pessoas)talvez não existissem.

12:46 PM  
Blogger Nuno said...

quer dizer aquela conversa toda ...não serviu para nada.
So espero que agora o Algore mude o clima e faça sol em Manchester :)

11:46 PM  
Blogger Alexei said...

Hey Ana,

I totally agree. There are many smart people that have the same sense of urgency as Al Gore on this issue - many of the scientists on the IPCC I am sure. But sometimes a person has the right combination of things on their side to get something done. Al Gore had the right combination of profile, communication skills and passion to lift the visibility of this issue. Obviously he was helped by a general rise in awareness, but I think he deserves it more than any candidate I can think of.

12:42 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home