Wednesday, February 28, 2007

Como uma bola de neve

"As alterações climáticas em curso terão graves consequências na Amazónia, onde as temperaturas poderão subir oito graus nos próximos cem anos, segundo um relatório publicado hoje pelo Ministério do Ambiente brasileiro.

Até 2100, as temperaturas podem aumentar, em média, quatro graus no Brasil, segundo o estudo “Alterações climáticas mundiais e os efeitos na biodiversidade brasileira”, realizado pelo Instituto Nacional das Investigações Espaciais (INPE).

Na Amazónia, a subida do termómetro poderá chegar aos oito graus, de acordo com o cenário mais pessimista. Este admite a “transformação da floresta virgem em savana”.

A Amazónia poderá deixar de ser o pulmão do planeta e tornar-se uma região de emissões de dióxido de carbono, o que terá um impacte “sobre o clima mundial”, disse o coordenador do estudo, José Marengo.

Este relatório não levou em conta os efeitos da desflorestação nesta região, o que pode agravar a situação da Amazónia.

Para a organização ecologista Greenpeace, “se a progressão da fronteira agrícola e da indústria da madeira se mantiver ao ritmo actual, o coberto florestal poderá recuar dos actuais 5,3 milhões de quilómetros quadrados para 3,2 milhões em 2050”.

Outras regiões do Brasil poderão ser afectadas. O nordeste semi-árido poderá tornar-se árido no próximo século, enquanto as zonas costeiras, onde vivem 42 milhões de habitantes – cerca de um quarto da população – poderão ficar ameaçadas por uma subida do nível do mar de meio metro.

A região do Rio de Janeiro “é uma das mais vulneráveis”, segundo o estudo que aplica ao Brasil as conclusões do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC).

“Vivemos um desafio, uma espécie de encruzilhada de caminhos éticos” que apela a uma reacção de todos os países para travar o sobre-aquecimento global, comentou a ministra do Ambiente brasileira, Marina Silva.

Mesmo se o Brasil e outros países em desenvolvimento adoptarem medidas, “continuaremos a ser afectados por estes problemas se os países industrializados nada fizerem”, acrescentou." (Fonte: Público Online, 28/02/07)

Sem Amazónia, como será? E o que vamos descobrir a seguir?


Labels:

1 Comments:

Blogger Grow2Harvest said...

bola de neve e o que vai cair em brasilia, nao tarda...

5:12 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home