Wednesday, February 28, 2007

Como uma bola de neve

"As alterações climáticas em curso terão graves consequências na Amazónia, onde as temperaturas poderão subir oito graus nos próximos cem anos, segundo um relatório publicado hoje pelo Ministério do Ambiente brasileiro.

Até 2100, as temperaturas podem aumentar, em média, quatro graus no Brasil, segundo o estudo “Alterações climáticas mundiais e os efeitos na biodiversidade brasileira”, realizado pelo Instituto Nacional das Investigações Espaciais (INPE).

Na Amazónia, a subida do termómetro poderá chegar aos oito graus, de acordo com o cenário mais pessimista. Este admite a “transformação da floresta virgem em savana”.

A Amazónia poderá deixar de ser o pulmão do planeta e tornar-se uma região de emissões de dióxido de carbono, o que terá um impacte “sobre o clima mundial”, disse o coordenador do estudo, José Marengo.

Este relatório não levou em conta os efeitos da desflorestação nesta região, o que pode agravar a situação da Amazónia.

Para a organização ecologista Greenpeace, “se a progressão da fronteira agrícola e da indústria da madeira se mantiver ao ritmo actual, o coberto florestal poderá recuar dos actuais 5,3 milhões de quilómetros quadrados para 3,2 milhões em 2050”.

Outras regiões do Brasil poderão ser afectadas. O nordeste semi-árido poderá tornar-se árido no próximo século, enquanto as zonas costeiras, onde vivem 42 milhões de habitantes – cerca de um quarto da população – poderão ficar ameaçadas por uma subida do nível do mar de meio metro.

A região do Rio de Janeiro “é uma das mais vulneráveis”, segundo o estudo que aplica ao Brasil as conclusões do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC).

“Vivemos um desafio, uma espécie de encruzilhada de caminhos éticos” que apela a uma reacção de todos os países para travar o sobre-aquecimento global, comentou a ministra do Ambiente brasileira, Marina Silva.

Mesmo se o Brasil e outros países em desenvolvimento adoptarem medidas, “continuaremos a ser afectados por estes problemas se os países industrializados nada fizerem”, acrescentou." (Fonte: Público Online, 28/02/07)

Sem Amazónia, como será? E o que vamos descobrir a seguir?


Labels:

Friday, February 23, 2007

Life as PhD students see it



"Life sucks, Ana. Life sucks." - favorite quote of a friend of mine, who is...guess what...also a PhD student. :-)

Labels:

Wednesday, February 21, 2007

She survived

Amilia Taylor was born after only 21 weeks pregnancy, with 24 cm and 280 grams. She's now going home with her parents, healthy and alive.
When does life start?

Tuesday, February 20, 2007

Sei de cor.....


Mafalda Veiga, "Cada lugar teu"


"Eu vou chegar contigo onde só chega quem não tem medo de naufragar..."


Um hino ao amor.....

Labels:

Saturday, February 17, 2007

Um Sábado tranquilo

Acordo... Não. Ainda não. Deixo-me ficar até os olhos não se quererem mais fechar. Até os sonhos deixarem de chegar. Até o corpo querer ficar. É Sábado. Não há planos absolutamente nenhuns, excepto a sempre essencial natação. Lá para as 11, o corpo dá-me finalmente ordens para levantar. Sempre calmamente, tomo o pequeno-almoço e depois um cafezinho; leio as notícias atrasadas da revista que veio de Lisboa na semana passada. Findo este momento de deliciosa preguiça, arrumo umas coisinhas: os livros que se vão acumulando na secretária, os CDs que jazem desordenados ao lado do leitor. Nestes pequenos nadas, passam-se quase duas horas. A piscina está quase a abrir, por isso decido sair de casa. Pedalo na minha bicicleta. Chego mesmo antes da hora de abertura. Sou a segunda pessoa a mergulhar. É bom ver a piscina completamente vazia. A água ainda é um espelho azul brilhante. Começo a nadar e finalmente sinto-me acordada...não paro. Prefiro fazer tudo de seguida para o cansaço não ter tempo para dar ordens. Findos os obrigatórios 30 minutos de crawl e costas, tomo duche, visto-me e rumo ao supermercado. Compro rapidamente aquilo que preciso. Demoro-me nas revistas de decoração, já a tirar ideias para a casa nova que ainda não comprei. A barriga começa a dar horas. Volto para casa e almoço o resto do jantar de ontem. No final, tomo mais um cafezinho para manter o sistema a funcionar. Mais estes pequenos nadas e já são 4 da tarde. Saio a pé num passeio até ao centro antes que as lojas fechem. O destino é o do costume: a Fnac - uma loja onde facilmente consigo passar horas sem dar por isso.

Labels:

Thursday, February 15, 2007

Aconselhamento obrigatório?

Muito se tem discutido sobre este tema. Como já perceberam, eu sou defensora do "Não", embora achando que o "Sim" pode ser bom para a prevenção do aborto.
Há pouco, ao ver os comentários colocados pelos leitores do Público Online nas notícias referentes ao Aconselhamento Obrigatório, deparei-me com algumas opiniões que falavam no facto de a mulher coitadinha já estar a tomar uma decisão tão difícil e que por isso não tem que passar pela humilhação de ainda ter que ser aconselhada. Que a mulher já pensou pelo suficiente, etc etc.
Vou dar um exemplo de um caso que acho comparável: quando se faz um teste de HIV num centro anónimo, também existe aconselhamento. Quem vai para fazer o teste, também passa pela "humilhação" de ser interrogado e aconselhado: quais foram os comportamentos de risco, porque decidiu fazer o teste, medidas de prevenção, etc. Porquê? Por uma questão de educação e prevenção, que é conveniente não só à pessoa que faz o teste, mas também ao Estado. Aí ninguém salta cá para fora a dizer: coitadinhas das pessoas; que se querem fazer o teste anónimo é porque querem discrição; que ainda levam com um interrogatório e aconselhamento, blablabla.
Agora pergunto eu: não é de todo o interesse do Estado evitar as situações de IVG? Já não falo da questão da vida humana, já que alguns defensores do "Sim" são cegos a este aspecto. Mas há 3 razões pelas quais é óbvio para todos que a IVG deve ser prevenida: pelo trauma da mulher que o faz que não se quer ver repetido, pelo problema de natalidade existente em Portugal que suponho que o Estado tenha todo o interesse em combater (embora não se note muito...) e para poupar o dinheiro de outras eventuais IVGs nessa mulher.
Por isso acho que o aconselhamento obrigatório deve ser feito e é positivo em todos os aspectos...

Labels:

Wednesday, February 14, 2007

Já aqui fazia falta....um fado


Mafalda Arnauth sings "Maria", from the CD "Diário".


Labels:

Há coisas que me tiram do sério!

"Aborto: líder parlamentar do PS diz que não haverá aconselhamento obrigatório"

Alberto Martins diz isto calmamente e na maior. O PS é que manda e a vitória é deles....por isso, agora são eles que decidem tudo. E viva a democracia!
Diz ele que: "O resultado da consulta de domingo foi “uma vitória do progresso e da modernidade, uma vitória do grupo parlamentar”"
e ainda que: "“Não haverá naturalmente aconselhamentos obrigatórios, à revelia do que foi o mandato popular”
Ora pergunto eu:
1) desde quando é que isto é uma vitória do progresso e da modernidade? quem é que define o que é isso e porque raio é que liberalizar o aborto há-de ser um sinal de progresso e modernidade?
2) desde quando é que isto é uma vitória do grupo parlamentar do PS? na minha opiniao, é uma vitória das mulheres que fizeram ou vao fazer abortos clandestinos e deixaram/deixarão de ter de o fazer dessa forma.
3) Em que linha da pergunta do referendo é que dizia que ao responder "sim", estaríamos a dizer que nao queríamos que houvesse aconselhamento obrigatório? nao me lembro de ter visto isso em lado nenhum....

Resumindo....ainda bem que votei "Nao"!!!!! Porque de certeza que a minha consciência nao estaria tranquila se tivesse feito o oposto...sobretudo depois de ver esta notícia.

Monday, February 12, 2007

Yesterday:

Portugal decided to legalize abortion.

- Coincidence or not, soon before the results were made public my grandmother reads me a quote from a book she was reading:
"Humans are more worried about wasting money in death than in life."

- Coincidence or not, soon after I receive an email from a friend with this text written by an american boy who experienced one of the many high school massacres in the USA:
"The paradox of our time in history is that we have taller buildings but shorter tempers; wider freeways but narrower viewpoints; we spend more but have less; we buy more but enjoy it less. We have bigger houses and smaller families, more conveniences but less time; we have more degrees but less sense, more knowledge but less judgment, more experts but more problems, more medicine but less wellness.
We have multiplied our possessions but reduced our values.We talk too much, love too seldom, and hate too
often. We've learned how to make a living but not a life; we've added years to life, not life to years. We've been to the Moon and back but have trouble crossing the street to meet the new neighbor.We've conquered outer space but not inner space; we've cleaned up the air but polluted the soul; we've split the atom but not our prejudice. We have higher incomes but lower morals; we've become long on quantity but short on quality.
These are the times of tall people and shorter characters, steep profits and shallow relationships. These are the times we crave world peace but see more domestic violence, more leisure but less fun; more kinds of food but less nutrition. These are the days of two incomes but more divorce, of fancier houses but broken homes.
It is a time when there is much in the showroom window but nothing in the stockroom; a time when technology can bring this letter to you"

I would like to think that this change will make it easier to dissuade people from abortion. I fear that it won't.
I would like to think that this will be a good thing for both the women and the babies. I fear that it won't.
I would like to think that my reasoning for voting "no" was wrong. I fear that it wasn't.
I would like to forget that yesterday I saw people effusively celebrating, because killing 10 week old human beings has become legal. But I can't.
I would like NOT to think that human kind has turned into this consumerist and selfish species, in which everything counts for being comfortable, famous and successful. But I do....each day more.

"Our freedom ends where the freedom of others start"

PS - Despite this, I understand and respect the reasoning of the defenders of "Sim"...I just think differently.

Tuesday, February 06, 2007

Dizem-me que....


GANHÁMOS!!!!!! PORTUGAL 2 - BRASIL 0 !!!!!!!
E parece que jogámos bem! Estou tão contente!!!! Aqui fica o primeiro golo do Simãozinho. Não vi o jogo, mas estou muito contente! Amanhã vejo o jogo na TVTUGA.

Labels:

Monday, February 05, 2007

E este CD que nunca mais me chega às mãos?


Damien Rice - 9 Crimes

Sunday, February 04, 2007

Blood Diamond

"Sometimes, I wonder: will God ever forgive us for what we've done to each other? Then I look around and I realize... God left this place a long time ago." - Danny Archer (Leonardo di Caprio)

Labels:

Friday, February 02, 2007

As sextas-feiras

Todas as sextas-feiras é assim: o centro da cidade fica muito pouco transitável. Os feirantes ocupam os seus lugares e parte da cidade fecha ao trânsito. Um pouco como era a feira de Carcavelos antigamente. Normalmente tenho que levar a bicicleta à mão durante parte do caminho quando me dirijo para o lab. Transtorna um pouco, mas não me queixo. Acho um óptimo hábito as pessoas juntarem-se neste tipo de eventos: juntarem-se na rua e não em centros comerciais; juntarem-se no centro da cidade/dentro do ring. Cria um ambiente de festa nas ruas.

A feira está sempre cheia de gente. Os autocarros que se dirigem para o centro vão a transbordar de gente, mais com velhos do que novos, mas com um pouco de tudo. Imagino que muitos velhotes solitários anseiem toda a semana por este dia.

Quando chegar a hora de deixar Leuven, vou sentir falta destes rituais. Vou sentir falta da animação nas ruas nestes dias. Vou sentir falta destas sextas-feiras.

Thursday, February 01, 2007

Legiao Urbana



Tenho andado distraído,
Impaciente e indeciso
E ainda estou confuso.
Só que agora é diferente:
Estou tão tranqüilo
E tão contente.

Quantas chances desperdicei
Quando o que eu mais queria
Era provar pra todo o mundo
Que eu não precisava
Provar nada pra ninguém.

Me fiz em mil pedaços
Pra você juntar
E queria sempre achar
Explicação pro que eu sentia.
Como um anjo caído
Fiz questão de esquecer
Que mentir pra si mesmo
É sempre a pior mentira.

Mas não sou mais
Tão criança a ponto de saber
Tudo.

Já não me preocupo
Se eu não sei por quê
Às vezes o que eu vejo
Quase ninguém vê

E eu sei que você sabe
Quase sem querer
Que eu vejo o mesmo que você.

Tão correto e tão bonito:
O infinito é realmente
Um dos deuses mais lindos.
Sei que às vezes uso
Palavras repetidas
Mas quais são as palavras
Que nunca são ditas?

Me disseram que você estava chorando
E foi então que percebi
Como lhe quero tanto.

O vocalista era o Renato Russo. Morreu de SIDA em 1996 e com ele morreram os Legião Urbana.

Labels: