Friday, November 30, 2007

Quase igual aos outros

Ontem adormeci. Tinha tido um dia de aulas, quase igual aos outros. Ao fim do dia, tinha apanhado o autocarro para ir para casa. Cheguei, mudei-me e sai para os treinos de tenis. Uma conversa com os amigos do costume depois do treino. Depois a ida para casa, tomar um banho e jantar. Fazer os trabalhos de casa e pouco mais que isso. Beijinho ao pai e à mae: é hora de ir para a cama. Quando acordar do meu sono, espera-me mais um dia de aulas no colégio.
Amanha. Acordo com o despertador. Ele dorme ao meu lado. Dou-lhe um beijo e digo “bom dia, meu amor”, mas ele continua a dormir. Tomo banho, como qualquer coisa e vou acordar os miúdos. Vestem-se e tomam o pequeno-almoço. Saímos e caminhamos até à escola. Um beijo e o abraço apertado de despedida. Deixo-os e sigo o meu caminho para a estação de comboios. Quando chegar ao meu destino, será mais um dia de trabalho que me espera, quase igual aos outros.
Hoje acordo. Abro os olhos, volto a fecha-los. Um pouquinho mais de preguiça e la ganho coragem para me levantar. Pequeno-almoço, banho e estou pronta para sair. Pego na minha bicicleta e dirijo-me ao laboratorio. A chuva cai para nao variar. A feirinha das sextas-feiras obriga-me a atravessar o centro da cidade a pé. Chego ao lab, arrumo a bicicleta, subo o elevador até ao 7o andar e começo mais um dia de trabalho, quase igual aos outros. Mas é hora de despedidas. Esta semana ja disse adeus a duas pessoas. (Eu fico, elas vão). Hoje direi adeus a mais uma, um dos meus melhores amigos aqui em Leuven. É o ultimo dia dele no laboratorio, depois de quatro anos neste caminho que fizemos quase sempre juntos. Custa tanto dizer adeus… Nao falta muito e serei eu a faze-lo... Mas hoje, dói dizer adeus ao K.

(porque é que a rotina comprime tanto o tempo?)

Thursday, November 29, 2007

Hoje nao posso, mas um dia....

Se "um dia" fosse hoje, seria assim:

"Um dia danço contigo no meio da rua. Hoje é o dia."
"Um dia beijo-te a meio de uma frase. Hoje é o dia."
"Um dia largamos tudo e fugimos juntos. Hoje é o dia"
"Um dia nunca mais digo "um dia". Hoje é o dia."

Um dia... roubo os pacotinhos de açucar todos da Nicola. :-)
Mas antes de 20 de Dezembro nao serà. Entretanto, se alguém ai em PT quiser começar a rouba-los para mim, nao me importo nada.

Wednesday, November 28, 2007

Quando o ceu esta limpo, o por-do-sol aqui é tao encarnadinho tao encarnadinho, que até parece...do Benfica. :-)

Tuesday, November 27, 2007

Vorrei, vorrei


"pero lo sai che io vivo attraverso gli occhi tuoi"


Hoje apeteceu-me ir a Itàlia. :-)


Labels:

Monday, November 26, 2007


Normalmente, comigo também é assim.
A nao ser que distancia signifique viagens à borla para destinos paradisiacos. :-)

Sunday, November 25, 2007

Passa das 3 e meia e ainda nao fiz praticamente nada de util hoje, para alem de ter ido correr. A roupa continua por passar, a loiça continua por lavar e a vontade de fazer alguma coisa continua a nao existir. A mim basta-me uns chazinhos, um DVD para ver e umas coisas para ler e està tudo bem. Começou a chover, por isso os planos de sair de casa para a lavandaria adiaram-se para mais tarde ou amanha. Se continuar a chover, a ida ao cinema também sera substituida por uma sessao de cinema caseiro.
Lembro-me quando cheguei aqui e um fim-de-semana parecia uma eternidade. à medida que nos habituamos à solidao, o tempo encolhe e voltam a ser aqueles dois dias que parecem mais duas horas.
E agora: vou continuar aqui nos meus chazinhos, que ja so falta menos de meia-hora para terminar o fim-de-semana. :-)

Saturday, November 24, 2007

Noites em Leuven

A malta agora decidiu ser alternativa e por isso para-se mais por aqui, o bar mais rastafari de Leuven. Muito bom! Podem ter uma ideia do tipo de musica pelo que passa no website.
O Antonio que nos perdoe, la na sua disco mais latina de Leuven....e o karaoke Beethoven - o bar mais comico de Leuven - esta reservado so para as grandes noites...de riso.

Labels:

Friday, November 23, 2007

(Hoje. Conversa com o M. ao telefone)
"Estamos aqui na casa!"
"Qual casa?"
"A casa da avo."
"Ah..e o M. vai dormir aonde? Na cama da tia?"
"Simmmmmmm"
(Aparece o T., que irradiava felicidade:)
"Tia Ana, vou dormir em casa da avo!"
"Ai é, entao aonde?"
"No sofa"
"Qual?"
"No sofa grande!" (traduçao: "cama de grades" :-) )
(Volta o M.)
"Tia Anaaaaaaaaaaa"
"Sim?"
"Faltam 3 jogadores encarnados e 1 do porto"
"A serio? o que é que aconteceu? perderam-se?"
"Simm."
(pausa a pensar o que vai dizer e depois continua)
"Estou vestido na camisola da tia Ana"

:-) :-) :-)

(O T. resolveu atirar os jogadores do Futebol de Mesa - o jogo preferido dos dois - para parte incerta e desapareceram. Os pijamas perderam-se na mudança e o M. teve que estar "vestido na camisola da tia Ana".)

Labels:

Thursday, November 22, 2007


(Eram umas 2 da manha, corria o longinquo ano de 1999)
(Acordada em sobressalto)
"Està ali um rapaz ao telefone a dizer para ires à janela, porque querem cantar-te uma serenata. "
E la fui eu à janela meia a dormir de pijama, robe e pantufinha a pensar: "Passou-se de vez". :-)
Cantaram uma musica cujo refrao nao esqueço. Ele foi o Romeu, eu a Julieta e... foi lindo.
Mas...passado algum tempo...acabou. Como diz a musica, provavelmente "it was just that the time wasn't right".
A historia que se canta aqui é muito parecida com esta.

Hoje ouvi este cover do "Romeo and Juliet" no novo cd dos The Killers e lembrei-me...

Labels:

Wednesday, November 21, 2007

Do meu Top +


O Marvin, que de gay nao tinha nada - "Let's get it on".

Uma cançao com muito estilo.

Labels:

Tuesday, November 20, 2007

Cinema caseiro no Domingo à noite

"- What do you think matters most for a good marriage?
- A short memory.
- Why did you get married?
- I can't remember. "
"Feet, what do I need you for when I have wings to fly."
"Hey, doctor, if you let me have this tequila, I promise not to drink at my funeral."
"- I don't believe in marriage. No, I really don't. Let me be clear about that. I think at worst it's a hostile political act, a way for small-minded men to keep women in the house and out of the way, wrapped up in the guise of tradition and conservative religious nonsense. At best, it's a happy delusion - these two people who truly love each other and have no idea how truly miserable they're about to make each other. But, but, when two people know that, and they decide with eyes wide open to face each other and get married anyway, then I don't think it's conservative or delusional. I think it's radical and courageous and very romantic. To Diego and Frida. "


Grande filme! Grande pintora! Um exemplo de vida!

Labels:

Desorganizada eu?

Monday, November 19, 2007

"Entre os remédios habituais contra a nossa propria miséria, temos o amor. Porque aquele que é absolutamente amado nao pode ser miseravel. Todas as fraquezas sao resgatadas pelo olhar magico do amor, em que até a nataçao desajeitada, com a cabeça erguida à superficie da agua, se pode tornar encantadora."

in "O livro do riso e do esquecimento" por Milan Kundera

(ando a le-lo e estou a adorar)

Labels:

Sunday, November 18, 2007

Mau demais para ser verdade

"Tribunal da Relação deu razão a despedimento de cozinheiro com HIV"

Pior ainda:

"Os três juízes desembargadores que assinam o acórdão da Relação – Filomena Carvalho, José Mateus Cardoso e José Ramalho Pinto – tinham ao seu dispor dois pareceres científicos, um deles pedido pela Coordenação Nacional para a Infecção HIV/sida ao Centro de Direito Biomédico, que desmentem alegados riscos de transmissão de um cozinheiro. Mas ignoraram-nos...."

A minha alma està parva.


Preparo-me para deixar Bruxelas. Falo as minhas ultimas palavras de frances da semana e dirigo-me para a Gare Central. Vejo as ultimas bandeiras da Bélgica penduradas nas janelas. Na estaçao, cruzo-me com pessoas embrulhadas em bandeiras ou com chapeus, pins, t-shirts tudo em pro da Belgica. Quem nao soubesse, achava que havia jogo de futebol. Mas nao...os belgas manifestam-se por continuar a ser belgas. Lutam pela manutençao do pais. A situaçao nao é simpatica: valonios e flamengos nao chegam a acordo para formar governo e ha 5 meses que a situaçao se mantem.
Daqui a pouco, atravessarei a fronteira linguistica: mudo o chip e preparo-me para voltar a falar em ingles (porque flamengo acho que nunca vou falar :-) ). O frances é "mal-vindo" na Flandres - em todo o lado preferem que se fale ingles. Sei que quando chegar a Leuven, as bandeiras da Belgica vao desaparecer. Aqui a posiçao "anti-Belgica" predomina.
Este casamento entre valonios e flamengos nunca resultou muito bem. Uns nao falam a lingua dos outros, dizem mal uns dos outros e, mesmo em Bruxelas que é regiao "neutra" e bilingue, nao misturam os filhos nas mesmas escolas. Como num casamento em que o casal deixa de se falar, assim os valonios e os flamengos estao de costas voltadas. A unica coisa que os mantem juntos é a "filha" Bruxelas. Na capa de uma revistas francofonas, le-se: "E se os flamengos nos deixarem, como vai ser?" O maior problema é que Bruxelas està rodeada por Flandres por todos os lados e , no entanto, é maioritariamente francofona. Se Valonia e Flandres se separarem, onde fica Bruxelas?
Como vao resolver o assunto , nao sei. Mas gostava de continuar a viver na Bélgica.

Friday, November 16, 2007

Os NUMEROS do HIV

40 milhoes de pessoas infectadas no final de 2006

4.3 milhoes de pessoas infectadas durante o ano de 2006

0.5 milhoes de crianças infectadas durante o ano de 2006

25 milhoes de mortes pela doença desde 1981

E para aqueles que me estao sempre a perguntar "Entao e a vacina?", aqui fica uma resposta recente (7 de novembro):
"The new analyses revealed today from the STEP HIV vaccine clinical trial are both disappointing and puzzling. At this time, the data offer no clear explanations as to why the vaccine showed no measurable efficacy or why among individuals with background immunity to the adenovirus vector, there were more HIV infections in the vaccinees as compared to those in the placebo group."
E assim estamos neste mundo da investigaçao do HIV.

(Facebook style: Ana is....demotivated)

Que é lamechas, que eu sei. Mas..."I don't know why," adoro esta musica. Mexe comigo bem ca no fundinho da alma.


Hoje de manha seria no meu carrinho pela marginal fora até Lisboa, com o radio aos berros, esta musica a tocar...e eu claro a cantar. :-)


Bom dia.

Labels:

Thursday, November 15, 2007

Pure de batata ou batata frita?

Hoje depois do nosso almocinho de lasanha, que eu gostei e a Carol nem por isso, discutiamos a qualidade da cozinha belga. Queixavamo-nos obviamente da obsessao deles em por molhos em tudo o que é prato, nao nos queixavamos (mas queixo-me eu agora) do excesso de batata - as opçoes de acompanhamento sao invariavelmente puré de batata ou batata frita...às vezes batata cozida va...e em dias santos (santos para mim pelo menos) arroz ou esparguete - mas no meio do queixume ("it's fado" como diriam os meus colegas) la dissemos que a qualidade até era boa. Depois lembràmo-nos da cantina do hospital Egas Moniz e dos peixinhos tao bons que la se comiam e as queixas voltaram, desta vez pela escassez de peixe nesta terra.
A Carol queixava-se mais que eu e eu percebi que a razao so podia ser os 5 anos em que me alimentei diariamente nas cantinas da cidade universitaria. So pode, porque quem come ali (e às vezes até gostava), come em qualquer lado. Até macrobiotica eu comia, às vezes dias e dias seguidos (para me despachar, que a fila era mais pequena).
Bem...e entao isto tudo era para partilhar que estava aqui a sonhar com comer....imaginem o que...ovos mexidos com salsicha e arroz branco. Ah pois é...eu ca nao vou em caviares: eu gosto mesmo é destas coisas simples. Ovos mexidos com salsicha, esparguete à bolonhesa, bitoque, vinho carrascao (esta ja é p'o gozo...). Acontece que esta senhora deixou os ovos passar de prazo, por isso teve que se contentar mesmo so com as salsichas (e a seguir ja vem a sopinha que està ali a fazer).

Labels:

Ele la sabia o que dizia

"Without music, life would be an error"

Friedrich Nietzsche (1844-1900)


Labels:

Wednesday, November 14, 2007

Encontrei

a minha "bina". :-)

Tuesday, November 13, 2007

Lisboa, ontem à tarde.

Labels:


Outro vicio musical recente


John Mayer - Comfortable

Labels:

Monday, November 12, 2007

Admiração...

...pela pessoa que me disse isto hoje (e que preferiu ser mae sozinha, a ser egoista acompanhada):

"A partir da altura em que aprendemos a viver bem connosco mesmos, nao precisamos de muito para ser felizes."

O que foi que aconteceu nao sei, mas deu-me um vicio de ouvir esta musica....

Sunday, November 11, 2007

No casamento de ontem

Conversa com um estranho q tinha conhecido há coisa de umas horas, depois de uma conversa animada:
Ele:"Entao e tu o que é que fazes?"
Eu: "Sou cientista"
Ele: "Ahhhhhhh....logo vi."

Nota-se assim tanto?

Friday, November 09, 2007

Onde està Wally?


A pergunta de todas as manhas: qual é a minha bicicleta? :-)

Insonia



do Lat. insomnia

s. f.,
falta de sono;
vigília.


Nao pares de beber café, nao....


Thursday, November 08, 2007

What if?

O Homem sempre se considerou o maior dos seres vivos, o mais inteligente, aquele que nasceu para dominar o mundo. Mas...
E se um dia algum ser de outra especie abrisse os nossos olhos para os erros que fizémos ao logo de toda a nossa existencia? E se um dia a nossa visao de progresso fosse completamente revertida através de um livro tao simples como o dialogo de um homem com um gorila, em que sobressai a visao do gorila perante a historia da evoluçao do homem? E se um dia um animal nos desse uma liçao de respeito pelos outros seres vivos e pelo planeta?
Parece completamente marado, né? Mas, se lerem, acreditem que ficam a pensar sobre o assunto....como eu estou agora e como eu vou estar nos proximos dias. Se quiserem questionar-se um pouco sobre a vossa forma de vida, leiam. Se nao, deixem-se estar sossegaditos.

Labels:

Wednesday, November 07, 2007


Uma bicicleta indoor, esta musica a tocar em altos berros, levantem o rabinho do selim e pedalem ao ritmo da musica.


Receita infalivel para a felicidade instantanea. :-)

Labels: ,

Chegar

A este meu chalet de madeira plantado nas planicies belgas. Acender as luzes que tornam estes cantinho mais acolhedor. Ligar o aquecimento que sopra o frio para longe daqui. Pelo vidro da janela, olhar a mesma àrvore que todos os dias toca o céu (ou o mar?) e que às vezes ja me da os bons dias (ou nao... :-) ). Ouvir os comboios a passar, como pequenos terramotos que abalam o meu chao de 10 em 10 minutos. O leitor de cds a debitar musica, que insisto em por a tocar a toda a hora.
E preparar-me para partir de novo, na bicicleta que me espera la em baixo, para me acompanhar em mais uma viagem por Leuven.

Tuesday, November 06, 2007

Obrigada :-)

Monday, November 05, 2007

"Se és tu quem tem que ouvir
Sou eu quem te que ver
Mas tu tens que agarrar
Para eu poder puxar"

(Tiago Bettencourt & Mantha, "Amanha")

Labels:

London by night (ou expressionismo)




by the Thames.

Labels:

Saturday, November 03, 2007

Londres 2

E como hoje ja estava enjoada de museus, fiquei aqui mesmo por Camden Town, um bairro super-cool onde ha varios mercados de fazer perder a cabeça a uma mulher. Tudo muito em conta para os standards londrinos e com pessoas muito engraçadas de se ver, tipo punks e heavy-metals. Felizmente contive-me nas compras, mas, para alem de umas poucas bugigangas de mulher, a minha maior alegria foi a compra do cd Outsides dos Arsenal que me custou so 1 libra! Eheh roam-se inveja. :-)
Ahh...e mesmo à frente da janela onde escrevo este post, temos dois restaurantes portugueses e a Patisserie Lisboa, onde tenho tomado a 'bica' da manha e onde hoje comi um pastel de nata DELICIOSO!!!
Nao me importava nada de morar aqui.

Labels:

Londres 1

Ontem foi a loucura dos museus: National Gallery e Tate Modern, depois de na quinta-feira ter estado no British Museum. So na National Gallery passei 5 horas. A colecçao explora todos os períodos da pintura, desde os século XV até ao pós-expressionismo - inicio do século XX. Entre os meus preferidos ficou esta pintura de Turner, que - pelo menos os ingleses - dizem ser o precursor do impressionismo. E, claro, como sempre, adorei tudo o que é impressionismo e pós-impressionismo.



Depois, segui para o Tate Modern para continuar a saga da pintura. Confesso que nao adorei o museu: houve so umas 3 ou 4 salas que gostei. O surrealismo ainda me consegue agradar em algumas coisas, mas o minimalismo, a pop-art e o cubismo sao coisas que nao me agradam particularmente...talvez porque nao consigo compreender... Achei que faz falta uma sala sobre o expressionismo do Blue Rider (so ha uma pintura do Kandinsky).

O que me surpreendeu mesmo foi a pintura popular de Kinshasa, em que Cheri Samba é o pintor mais representado no museu. Aqui fica um exemplo deste estilo, a fazer lembrar um pouco o estilo naive:

Labels: